Desenhar bonecos para o boneco



Venho hoje falar-vos da minha (ainda) curta experiência como legítimo aspirante a desenhador de BD.

Kurt Russell protagonizou um filme meio marado intitulado “Big trouble in little China”; já Júlio Verne escreveu o livro “As atribulações de um chinês na China”.

Ora eu, tal como a escritora de lugares comuns, também acho que não há coincidências ! E tenho até poucas dúvidas de que existam alguns porcos que consigam de facto andar de bicicleta: se conseguem dizer barbaridades na Comissão Europeia sem se engasgar nem pedir desculpas, devem conseguir fazer algo mais que isso. São porcos, sim, mas não são burros nem patos; apenas aperaltados pavões.


Podem dizer-me: pá, estás em Portugal, não na China !

Pois, mas as atribulações cá continuam e Portugal é que é pequeno, não a China. 

Ou seja, tudo isto está muito mal explicado de nascença. Alguém nos esconde a verdade, sinto-o.


Bom, mas contando as atribulações:


. Primeiro, enviei uns desenhos a uma editora no Canadá que pedia isso mesmo – desenhos inovadores. Gostaram muito, talvez fosse para avançar primeiro em formato digital mas sim, estavam interessados.

Resultado? Há uns 2 meses que nada dizem, tendo entretanto avançado para a publicação de outras BD´s. Quando os contacto dizem-me que vou receber um email algures no futuro. Uma mensagem que é tão impessoal que parece não ser de uma pessoa mas de um vulgar bot da internet.

Como diria Rui Vitória, “siga para Bingo!”.


. Em segundo lugar, tenho contactado imeeensa gente em grupos Facebook de milhares de ilustradores e desenhadores ligados à BD, em Portugal e lá fora.

Ora, o que tenho descoberto é que desenhadores que colaborem uns com os outros é coisa rara e misteriosa; já argumentistas que procuram desenhadores que lhes desenhem os seus personagens e estranhas histórias é a coisa que mais abunda e isso sim é que é normal e excelente e tal.

Como diria Bruno de Carvalho: “O Pai Natal é verde” (não é para ter lógica, escusam de a tentar encontrar).


. Em terceiro lugar, enviei uns desenhos dessa série a outra editora, esta no Texas, que também procurava desenhos diferentes, o mesmíssimo filme: muito interesse no início, um pouco menos interesse no meio do filme e já com pouco interesse no finalzinho..

Como diria um deputado já bastante exaltado em pleno Parlamento português (creio que não sonhei): 

“- Não há vontade política…! Não há coragem política…! Não há virilidade política!!”


E termino com um pensamento de um poliglota chinês de verbo fácil cujo nome já não tenho em presença, mas que escreveu belíssimos livros imaginários nas dinastias HAN e HEY:

“- Se queres um coelho vivo, esfola-o primeiro, não vá o preguiçoso querer viver de novo a sério” 

– Hui Nui Jinatui (ou algo que o valha)


Não perceberam, pois não ? Meus amigos, quem não precebe nada disto sou eu!

Estou a ver… BOOLA !!!

Saravá, mestre da táctica Jota Jota !! Somos irmãos na desgraça desta vida ! Estamos juntos !! Rumo ao 37 !


(nesta altura reentrou o médico no meu quarto e receitou-me muito repouso e telenovelas QB; perguntei-lhe se tinham de ser mexicanas e ele recomendou as portuguesas, que também já são igualmente péssimas; fecho a luz e boa noite)


Comentários

Mensagens populares