Estrutura sem cura



Vejamos.

O Benfica é campeão há 4 épocas consecutivas.

Dir-se-ia que tem os dirigentes mais capazes, os atletas mais talentosos, os treinadores mais eficazes, a equipa médica mais profissional, num clube que, como se sabe, tem o maior número de adeptos – e a mais escandalosa dívida, dos três grandes em Portugal, diga-se de passagem.


Mas, ao analisar mais de perto, há coisas que não fazem sentido:

Se este foi mais um ano de vendas milionárias, incluindo um guarda- redes pela incrível soma de 40 milhões – sendo que apenas metade entrou efectivamente no clube, descontando as inúmeras comissões a agentes, filhos, enteados e aparentados… - porque diabo apenas nos últimos dias da janela de transferências alguém se mexeu e viu o óbvio: que eram precisos um central, um lateral direito – e esquerdo também, já agora – e ainda um guarda redes ?

Já para não falar num substituto real à altura de Fejsa, que tem um corpanzil mas se lesiona até a sair da cama... Filipe Augusto é para rir, esse não conta para o totobola. Venham mais cinco.


Vamos então ver isto à lupa:

. Era preciso um guarda- redes para entrar de caras no onze inicial – e Svilar é tudo menos isso, um garoto que fez 18 anos no dia em que pisou o relvado na Luz;

. Era preciso um lateral que defendesse bem – e Douglas é tudo menos isso;

. E era preciso um central de qualidade e experiente – e o moço brasileiro de 22 anos é tudo menos isso.

. Já quanto ao tal de Gabigol, trata-se simplesmente de mais um Taraabt: muita qualidade só quando lhe apetece e ainda pior feitio, cheiinho de vontade de destruir um balneário num ápice.


Quanto às dezenas de lesões, há um único  detalhe que não entendo: como foi possível ganhar o campeonato do ano passado com este terreno minado ? 

A cada treino, dois ou três novos lesionados; e a cada jogo, de novo dois ou três novos lesionados !

Há, portanto, que reconhecer a consistência das lesões – sobretudo musculares. Para outro factor que não este, dir-se-ia que "consistência" seria um elogio: nesta área, é tudo menos isso.

Era culpa óbvia do departamento médico, dizia-se à boca cheia: pois bem, mudou-se todo esse departamento, e o ritmo alucinante de lesões continua !


Rui Vitória fez um autêntico milagre o ano passado, conseguindo manter a competitividade de uma equipa em eterno clima de tiros nos próprios pés; já este ano vai precisar de um novo milagre, bem mais difícil de acontecer pois Sporting e Porto estão competitivos a sério, e este ano não estão para brincadeiras. Este ano, jogar para empatar os jogos grandes já não dá para a encomenda.

Há em toda esta telenovela mexicana uma outra coisa que eu não entendo: tanta tecnologia, tanto apregoar do êxito do Seixal e arredores, tanto Benfica Lab, tantos computadores e analistas, enfim, tanta fama sem proveito, numa estrutura que, em vez de auxiliar o treinador, parece que está lá para atrapalhar o seu trabalho.


Por isso, agora a pergunta, de um benfiquista para outros benfiquistas:


Benfica: uma estrutura sem cura ?

Comentários

Mensagens populares